Fogo traz a expansão máxima, o calor do verão, o sol do meio dia – que também corresponde ao seu horário no relógio chinês. Fogo mantém o calor do corpo e nos dá o ânimo, a disposição e alegria. O Fogo irradia calor humano através do nosso coração. O coração é o órgão (e o meridiano) do Fogo, que auxilia na formação do sangue, o faz circular pelo corpo e comanda os vasos.
O intestino delgado é a víscera – também um meridiano, que purifica as energias e dá os nutrientes para enriquecer o sangue e alimentar o corpo. Na visão oriental, o coração é a morada do Shen – consciência/ espírito e governa o corpo, a mente e o espírito.
É o que dá força à personalidade humana e define a vontade de viver, e a nossa relação com o mundo. O coração é o fogo imperial – que governa os sentimentos. Por isso, ele é protegido. Diferente dos outros elementos, o Fogo tem mais meridianos – além do coração e intestino delgado, temos o pericárdio que protege o coração não apenas fisicamente, mas também com emoções e agentes agressores.
Pericárdio pode ser chamado também de meridiano de circulação – sexo, pois tem função na nossa vida amorosa e sexual. O outro meridiano é o Triplo Aquecedor, que mantém todo o corpo na temperatura certa, através de 3 caldeiras.
O coração se abre na língua, onde podemos ver o estado do energia do corpo. O coração se manifesta na face: você pode ter uma tez corada ou um rubor excessivo que faz suar – dependendo de quanto Fogo você tenha. Febre ou falta de calor, extremidades frias, má circulação, varizes ou hemorroidas, são desequilíbrio de Fogo.
Sono agitado, muitos sonhos, insônia ou falta de memória, podem ser desequilíbrio de Shen. O fogo está relacionado à alegria, à compaixão, à generosidade, boa vontade, bons pensamentos e sentimentos. Euforia e hiperexcitação são desequilíbrios, assim como falta de calor humano, frieza e falta de comunicação.
Como está o seu fogo?