A importância do elemento terra em nossas vidas

Já falamos de 3 elementos da Medicina tradicional chinesa – que compõem nosso corpo, geram movimento e tem funções específicas.

O assunto de hoje é o elemento terra. O elemento terra não tem um movimento, ele é a quietude. Não tem uma direção porque ele é o centro. A estação é denominada final do verão – na verdade é a transição entre as estações – não só do verão, mas entre cada mudança de estação – um período de transição de aproximadamente 15 dias. A terra dá sustentação, estabilidade e equilíbrio – é a Mãe Terra – o chão que pisamos. É também o que dá sustentação ao nosso corpo, é a “carne “que nos mantém em pé, no  chão, estáveis. Em desequilíbrio pode levar à excesso de peso, ou falta dele.

O elemento terra é o equilíbrio interno, o que nos mantém centrado, em paz, enraizado em nosso lugar, com capacidade de reflexão e maturidade. É o pensamento coerente a preocupação saudável.  Em desequilíbrio podemos ser levados facilmente pelas ideias de outros ou ao contrário sermos inflexíveis e rígidos. Pensamentos repetitivos e ideias fixas, comportamento obsessivo são sinais de desequilíbrio. Pessoas com desarmonia do elemento terra, são ansiosas e impacientes 

Terra é o elemento da estabilidade, do espírito prático, racional, mas moderado, Em equilíbrio há sensação de bem-estar e plenitude.

O elemento terra tem relação com o estômago e baço pâncreas; O estômago que recebe e digere os alimentos e líquidos separando a parte pura que vai ao baço formar sangue (Xue) e Qi – e outra parte que segue para o intestino delgado. A boca, os lábios e a saliva estão relacionados à terra, em desequilíbrio levamos muitas coisas à boca – comemos demais – principalmente o doce que também está relacionado à terra. A Terra se caracteriza por todos os tons amarelos e de terra.

Para o fortalecimento Qi e o Estômago e o Baço-Pâncreas, os alimentos quentes e neutros do elemento Terra, com sabor doce são os mais apropriados. Evite excesso de doces pois leva o corpo a acumular umidade.

Gostou do nosso conteúdo? Comente -Pergunte