Pequenos cuidado no dia a dia podem fazer a diferença para quem tem problemas respiratórios:
– Manter ambientes arejados e limpos. Algumas pessoas pensam que mantendo janelas fechadas evitam a entrada de poeira. Na verdade, não evita a poeira e o ambiente fica mais pesado. Arejar um ambiente é fundamental para uma atmosfera mais saudável;
– Cuidado ao encostar móveis em paredes úmidas (como banheiro e cozinha) para evitar mofo;
– Não acumule muitas peças no guarda-roupa, abra portas e gavetas de armários regularmente para arejar, exponha as peças ao sol regularmente.
– Você pode distribuir saquinhos de tule com giz de lousa ou potes desumidificadores dentro dos armários;
– Limpe os móveis por dentro com vinagre de álcool em água.
Uma dica é prepara uma solução de 1 copo de vinagre branco, 1 copo de álcool 70 % em 1 litro de água filtrada. Acrescente algumas gotas de óleo essencial como eucalipto, melaleuca, hortelão pimenta ou limão-siciliano. Ao limpar a casa, borrife a solução em cortinas, sofás, almofadas, edredom, carpetes, no guarda-roupa, etc.
– Cuidar da casa para manter sua respiração saudável, inclui também a limpeza regular do ar condicionado.
Produtos para limpeza também podem agravar alguns quadros respiratórios, neste caso o vinagre é um grande e poderoso aliado na hora da limpeza!
E lembra-se, é muito importante para a respiração manter a hidratação! A desidratação libera histamina que estimula a resposta inflamatória e alérgica (agravando asma e rinite). Beba água e se mantenha hidratado 😉
Se gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos em sua rede social para mostrar a importância que devemos dar a qualidade do ar!