O Calor-Verão é uma manifestação yang, causa a expansão e o aumento de atividade, pertence ao elemento Fogo e é predominante durante o verão.
Em excesso, é um fator exógeno que pode levar ao desequilíbrio do corpo e causar doenças. Pode consumir o Qi (energia) e prejudicar os fluidos. Seus principais sintomas são excesso de calor corporal, sudorese profusa, boca e garganta secas, constipação e palpitações.
Quando o Calor-Verão se combina com a Umidade, pode levar à dores abdominais, cólicas intestinais e vômitos.
Calor – Vento pode aparecer principalmente na forma de resfriados comuns e gripes com febre, dor de garganta, sede, cefaleia, sudorese.
Calor excessivo nos órgãos depende do órgão afetado – no coração produz distúrbios emocionais como irritabilidade e nervosismo – no estômago pode causar úlceras bucais – no fígado pode gerar raiva extrema – nos pulmões pode levar à acúmulo de muco.
O tratamento consiste em eliminar o excesso de calor com acupuntura e ervas.
Para evitarmos desequilíbrios no verão veja as dicas da medicina chinesa:
Evite excessos, os excessos aumentam o fogo que está mais ativo no verão – Você não deve se cansar ou se irritar – procure sombra a água fresca – para combater o calor use o fresco e evite o gelado que corta o calor do aquecedor médio.
Evite o vento que pode combinar com o calor levando a Síndrome Vento- calor.
Procure lugares tranquilos para acalmar seu espírito, evite aglomerações.
Use roupas leves de tons claros (que absorvem menos o calor) feitas de tecidos naturais e de algodão.
Pratique exercícios leves com moderação como Tai Chi e Tchi Kung
Consuma mais água (fresca) para moderar o Fogo
Consuma alimentos de natureza fresca ou neutra, mas não frios – sempre cozidos, mas rapidamente – que refrescam e hidratam – sem exageros. Moderação.
Veja alguns alimentos que ajudam a reduzir o calor. Alface, algas, frutas cítricas, banana, maçã, Pêra, melão, melancia, nabo, espinafre, pepino, tomate, tofu, hortelã.
Tenha um verão mais saudável.