Com a pandemia da Covid-19, as medidas de isolamento social tiveram um grande impacto não apenas na vida cotidiana, mas na saúde física e emocional dos brasileiros. Muitas pessoas apresentaram quadros de estresse, depressão e ansiedade por conta das longas jornadas de trabalho em home office, preocupações com a saúde de familiares e a situação geral do país.
O isolamento e o distanciamento de amigos e parentes geram angústia e sentimento de impotência. O medo da perda de um familiar pode ocasionar ataques de pânico. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno, como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), fobias, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), estresse pós-traumático e ataques de pânico. Vários estudos estão sendo conduzidos no Brasil e no mundo, para determinar o impacto da pandemia e de seus efeitos na saúde mental da população. Alguns deles chegam a estimar que os casos de ansiedade aumentaram em níveis consideráveis, chegando a mais de 50%. Acesse um dos estudos neste link.
Terapias para controle da ansiedade e seus efeitos
Algumas técnicas podem ajudar a melhorar sua saúde mental, como por exemplo: meditação, exercícios de respiração, exercícios físicos, Tchi Kung, Tai Chi Chuan e o próprio convívio social – mesmo que apenas virtual. Acupuntura e Bodytalk também podem aliviar as pressões do momento atual.
Em alguns casos pode ser necessário acompanhamento psicológico.