Se você está em busca de um envelhecimento saudável, é importante considerar a sua alimentação.  Alguns alimentos que merecem atenção especial: glúten e leite.  Mesmo não sendo sensível ou intolerante, o gluten causa uma inflamação no intestino em maior ou menor grau , em todos , por isso não é saudável para ninguém.

O leite e seus derivados são fontes comuns de intolerância à lactose e alergias alimentares. Muitas pessoas enfrentam desconfortos digestivos, inchaço e inflamações além de aumentar a produção de muco no corpo.

Que tal um desafio ? Experimente ficar um mês sem glúten e lactose e observe as mudanças positivas . Os resultados podem surpreender você! Escute o seu corpo ! Você certamente estará mais saudável!

Outro alimento que pode comprometer as sua saúde é o açúcar  . Viciante , o consumo excessivo de açúcar está associado a diversos problemas de saúde, como ganho de peso, resistência à insulina, inflamação e envelhecimento precoce .  Priorize uma alimentação balanceada, com carboidratos complexos, fibras, proteínas e gorduras saudáveis, que ajudam a regular os níveis de insulina

Devemos evitar as gorduras trans, gordura artificialmente produzida, encontrada em alimentos processados, como salgadinhos, bolos, biscoitos , óleos vegetais e frituras. O consumo excessivo dessas gorduras está associado a doenças cardíacas, aumento do colesterol ruim (LDL), inflamação e envelhecimento precoce. Opte por alimentos naturais e minimamente processados, que são ricos em gorduras saudáveis, como as monoinsaturadas e poli-insaturadas.

Outro cuidado na alimentação é reduzir a contaminação presente na nossa alimentação.

Opte por alimentos orgânicos sempre que possível, pois eles são cultivados sem o uso de agrotóxicos e pesticidas sintéticos. Além disso, procure fontes confiáveis de alimentos que sigam práticas de produção sustentáveis e livres de aditivos químicos prejudiciais à saúde. Ao consumir proteinas prefira as orgânicas que são alimentadas com orgânicos , ou criados no pasto / livre de gaiolas e que não utilizem antibioticos ou hormonios . Dessa forma, você estará se reduzindo a exposição a substâncias tóxicas.

Ao preparar suas refeições, dê preferência a ingredientes naturais e minimamente processados. Evite alimentos ultraprocessados, que geralmente contêm aditivos químicos, corantes artificiais e conservantes.

Diminuindo a contaminação do seu corpo , você também dimiui inflamação e oxidação o que contribuam para uma vida longa e saudável.

Água pode ser fonte de sáude  ou  pode levar à diversas doenças ou condições . Quantidade e qualidade da água são fundamentais . Pouca quantidade ou excesso podem levar á disturbios hidro eletrolíticos. Um corpo bem hidratado permite a retirada de impurezas pela filtração do rim e permite as inúmeras reações quimicas que mantém o corpo funcionando.  Fundamental para a circulação de sangue e  regulaçao da temperatura . Desidratação crônica  subclinica pode levar ao aumento da inflamação e oxidação no corpo –  o que acelere o envelhecimeento a o aparecimento de doenças degenerativas ,  e aumenta a  incidência de cálculos renais Qualidade da agua é fundamental – além da contaminação básica com microorganismos , cuidado com água contaminada com metais ( como mercúrio  do garimpo ) ou com flúor e cloro que comprometem a função da tireóide . Aguas alcalinas aumentam o pH nos tecido o que é mais saudável.

Água mineral  também podem ser fonte de contaminação – fontes  urbanas  podem ter contaminação do lençol freático ou fontes distantes podem ter contaminação no transporte , se garrafas de plastico forem submetidas ao calor , liberando bisfenol A por exemplo .Muitas doenças  podem ser evitadas com uma ingestão adequada de água de boa qualidade.

Além da qualidade e quantidade da água, o que bebemos pode ter impacto em como envelhecemos.  Suco de frutas naturais aumenta a ingestão de açúcares e geralmente tem pouca fibra – por isso não abuse. Dê preferência ao consumo da fruta in natura. Sucos artificiais, além da alta concentração de açúcares, contêm conservantes e estabilizantes. Refrigerantes são bebidas ácidas que acidificam os tecidos, além da alta quantidade de açúcares e químicos.

Cuidado no consumo de álcool – que compromete a função do fígado. A cerveja, além do álcool, contém glúten, o que aumenta a inflamação da mucosa intestinal.

Mas e o vinho? O benefício da taça de vinho diário está associado ao consumo de resveratrol. Mas a quantidade de resveratrol no vinho varia de 0,5 a 3,5 mg por litro. Portanto, são necessários vários litros para se obter um benefício efetivo

Água – de boa qualidade – ainda é a melhor e mais saudável bebida. Consuma, sem moderação.