Descubra os benefícios desse tipo de tratamento
Embora a medicina alopática, ou também conhecida como tradicional, seja a mais praticada no Ocidente, ela não é a única que existe. Como alternativa à medicina tradicional nós temos a homeopatia, que tem sido procurada por um número cada vez maior de pessoas.
O que é a homeopatia?
Por anos ela foi considerada uma terapia alternativa mas na verdade é um outro sistema de medicina que literalmente significa “tratamento pelo semelhante” criado pelo médico e químico alemão Samuel Hahnemann.
Diferenças entre a homeopatia e a medicina tradicional
Existem muitas diferenças entre os dois sistemas de medicina:
A medicina tradicional trata o paciente com substancias que inibem os sintomas e assim combatem as doenças. Já a homeopatia se baseia no principio “semelhante cura semelhante”, ou seja, a doença deve ser tratada com uma substância capaz de produzir os mesmos sintomas que o paciente apresenta.
Na medicina tradicional, o paciente é tratado visando eliminar a doença. E na homeopatia, o medicamento estimula o organismo a reagir e assim restabelecer o equilíbrio de suas funções, trazendo de volta a saúde do indivíduo.
A medicina tradicional cuida do corpo físico com uma visão anatômica e fisiológica enquanto que a homeopatia atua na autorregulação. A autorregulação é responsável pelo funcionamento saudável do corpo, coordenando suas defesas. Um desequilíbrio nela, gera a doença.
Na medicina tradicional muitas vezes são tratados sistemas e partes isoladas do corpo enquanto que na homeopatia, o médico avalia o paciente integrando sinais e sintomas, não apenas físico, mas mentais e comportamentais, buscando restabelecer o equilíbrio do corpo e das energias de forma geral. A homeopatia não cura apenas a doença ou seus sintomas, mas também promove o equilíbrio vital do paciente.
Embora as suas abordagens pareçam ser completamente antagônicas, elas podem ser usadas concomitantemente, pois atuam em frequências diferentes e estimulam sistemas diferentes no corpo
O que é um medicamento homeopático?
Os medicamentos homeopáticos são feitos com extratos vegetais, animais e minerais. Essas substâncias são manipuladas e diluídas em diversos graus para evitar efeitos colaterais desagradáveis. Paradoxalmente, quanto mais diluídos e dinamizados forem os medicamentos, maior será sua eficácia.
O medicamento homeopático atua nos receptores espalhados por todo o sistema, desde micro até macro estruturas e sendo capaz também de atingir níveis mais sutis. Ele produz instabilidades (sintomas) semelhantes aos da doença natural estimulando a autorregulação e promovendo o equilíbrio vital em relação às suas funções e sensações.
A grande vantagem do medicamento homeopático é poder ser utilizado por pessoas de qualquer idade. Não possui efeitos colaterais, pode ser usado concomitante ao medicamento usual e eventualmente diminuir o uso dessas medicações. O medicamento homeopático tem um custo menor em comparação aos medicamentos tradicionais.
Quais são os benefícios de se aderir à homeopatia?
Ao optar pela homeopatia, você pode alcançar benefícios como:
– Estabelecer o equilíbrio da autorregulação;
– Redução de efeitos colaterais;
– A atenção entre médico e paciente é diferenciada;
– Pode aliviar sinais e sintomas físicos, mentais, emocionais, padrões de comportamentos, desejos, melhorar qualidade do sono;
– Prevenção de novas doenças ou sua reincidência.
A homeopatia, como vimos, é uma alternativa mais saudável para quem busca por uma maior qualidade de vida para si mesmo e sua família. Tem dúvidas?