O termo microbiota humana está relacionado à população de micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, que habitam nas superfícies que estão em contato com o meio ambiente.
Ou seja: pele, cavidade oral e nasal e todo o trato digestivo , respiratório, o trato urogenital e os olhos . Esses micro-organismos formam um complexo ecossistema com as células humanas e vivem numa relação simbiótica – ou seja bactérias e microrganismos comensais que coexistem conosco sem efeitos adversos, ou mutualistas, que coexistem conosco em uma relação de benefício mútuo.
Em contraste com os 100 trilhões de microrganismos mutualistas, de mais de 10 mil espécies diferentes, que vivem em nosso corpo, existem apenas 50 a 100 cepas de bactérias patológicas conhecidas
A microbiota é formada por microorganismos mutualistas que o recém-nascido recebe da mãe quando passa pelo canal vaginal durante o parto. Eles se multiplicam e são alimentados através da amamentação que mantém o bebê e a microbiota sadios . O resto dos microrganismos vem do contato com o ambiente , pessoas e todas as coisas que entram em contato com o corpo e a boca do bebê, criando um complexo ecossistema de microrganismos.
A microbiota é importante para a digestão . Os microorganismos fornecem enzimas que nos permitem obter mais energia de nossa dieta, regulam a absorção de nutrientes, moderam a acidez do estômago , controlam o armazenamento de gorduras , produzem vitaminas – . Eles também mantém o sistema imune saudável e alerta a potenciais ameaças, e modulam a resposta imunológica a não ser hiper-reativa , ajudam a combater cepas patogênicas e nos protegem de infecções. Pesquisas mais recentes indicam que microbiota intestinal influencia o humor e a comunicação no cérebro. No trato urinário podem podem impactar nossa tendência a formar pedras nos rins
As diversas microbiotas trabalham com o sistema imune para manter a integridade da pele e mucosas e funcionam como uma barreira que impede a proliferação de microrganismos patogênicos
Hábitos alimentares podem alterar a qualidade de sua microbiota . Quanto mais diversificada a sua dieta e mais rica em fibras , mais biodiversidade existirá na microbiota e mais sadio você estará .
O uso de antibiótico também altera a microbiota e pode comprometer a sua função , por isso deve ser utilizado apenas em casos específicos , sob orientação medica .