Novembro azul: hábitos saudáveis podem prevenir o câncer de próstata

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) aponta para quase 66 mil casos de câncer de próstata anualmente, desde 2020 até o momento. Esse é o tipo de câncer mais comum entre a população masculina.

Por esse motivo, no mês de novembro apoiamos a campanha Novembro Azul que visa estimular a prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de doença.

Causas do Câncer de Próstata

Há fatores que podem aumentar o risco do câncer de próstata, entre eles a idade, sendo mais comum em homens acima dos 60 anos. A obesidade e o histórico familiar da doença também são aspectos que podem aumentar as chances de surgimento do problema. Tabagismo e álcool também podem agravar a situação.

Diagnóstico

Para fazer rastreamento do câncer de próstata, alguns exames são indicados, como o PSA (exame de sangue que quantificar o antígeno prostático específico), ultrassom avia abdominal e o toque retal. O diagnóstico é feito através de biopsia

O tratamento depende diretamente da extensão da doença, podendo variar desde cirurgia, fármacos, quimioterapia, hormonioterapia. Homeopatia pode ser também uma alternativa bastante interessante

O quanto antes for diagnosticada a doença, maiores são as chances de cura.

Uma vida saudável evita problemas futuros

O risco de surgimento de câncer pode ser reduzido adotando um estilo de vida saudável, controlando o peso, reduzindo o consumo de bebidas alcóolicas, priorizando uma alimentação natural e a prática de exercícios físicos.