Resistencia insulínica e Síndrome Metabólica

O aumento da ingesta de carboidrato e açúcar , estimula o pâncreas que aumenta a liberação de insulina ,o que aumenta a resistência insulínica – A resistência insulínica leva à inúmeros problemas de saúde . É a causa primária de diabetes e obesidade . Leva ao aumento da pressão sanguínea e é a causa da Síndrome metabólica.

A síndrome metabólica é uma combinação de fatores que incluem obesidade abdominal, pressão arterial elevada, níveis elevados de triglicerídeos, baixos níveis de colesterol HDL e resistência à insulina. Essa combinação aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.

Os niveis elevados de glicose no sangue são tóxicos para o nosso organismo e levam a complicações como neuropatia , alterações na visão , inflamação , perda de memória , aumento da gordura abdominal e alterações na pele ( escurecimento de axilas , pescoço , região pubiana – chamada acontose nigricans )

A mudança no estilo de vida é a melhor abordagem e a melhor prevenção .

Por ser uma doença nutricional a estratégia principal é a dieta – reduzida em carboidratos . Dieta com baixo carboidrato ( low carb ) ou , preferencialmente , dieta cetogênica – e quando associada à jejum intermitente os resultados são ainda melhores .

Atividade física – ( ajuda a baixar glicemia e aumenta a sensibilidade dos receptores da insulina e assim diminui a resistência insulínica )

Dormir mais e melhor ( a privação de sono aumenta a resistência insulínica )

Controlar o estresse

Estas são estratégias fundamentais para melhorar sua saúde e reduzir resistência insulínica e síndrome metabólica.