Estimulo meus pacientes a praticar exercícios. Existem muitos benéficos, entre os que mais recomendo estão Tai Chi Chuan e Tchi Kung. Aqui vamos falar de Tai Chi Chuan (ou Taijí quan).
Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa interna (nei jia), de orientação taoista, que combina exercícios corporais milenares conhecidos como Chi Kung e Tao Yin. Envolvem a respiração, a concentração e os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa. Tai significa elevado, o mais alto, supremo; Chi = cumeeira (a parte mais alta do telhado), pode ser entendido como “polar”; Chuan = punhos, se refere a luta desarmada.
Tai Chi é um conceito na filosofia taoista que significa o “cosmo”. Tai Chi Chuan também pode ser entendido como “boxe último supremo” ou “boxe das supremas polaridades”, ou seja, uma arte de lutar que representa a ideia dos opostos complementares e relacionais do Yin e Yang. É um estilo interno e baseia seu treinamento no cultivo da força interior , o fluxo do Chi é mais importante do que a força dos músculos e dos ossos, o que faz com que a técnica de Tai Chi não seja imediatamente associada com a luta.
A origem do Tai Chi Chuan
Não se sabe ao certo como o Tai Chi Chuan surgiu, há divergências entre as versões. A versão lendária é a mais conhecida: o monge taoista Zhang San Feng, teria criado a arte no século XIII . Após ter aprendido Kung Fu com os monges de Shaolin, Zhang San Feng foi à Wudang refinar sua técnica e buscar elevação espiritual. Inspirado pela observação de natureza, mudou a técnica mais rígida para uma versão mais suave, com foco na respiração, visualização e no fluxo de chi. Com intenção na elevação espiritual, sendo a parte de defesa pessoal, um benefício.
Um estilo interno é aquele que baseia seu treinamento no cultivo da força interior. O fluxo do Chi é mais importante do que a força dos músculos e dos ossos, o que faz com que a técnica de Tai Chi não seja imediatamente associada com a luta. Outra versão é a de que o Tai Chi Chuan foi criado por Chen Wang Ting. Esta versão tem maior base histórica. Independente da origem, o fato é que e a família Chen foi extremamente importante para o desenvolvimento e difusão do Tai Chi Chuan. Criando o estilo Chen e três novas variações do estilo Chen original.
Yang Lu Chan (1799-1872) criou o estilo Yang se baseando no estilo Chen. O estilo Yang de Tai Chi Chuan é o mais difundido e praticado no mundo. Ele é caracterizado pelos seus movimentos leves e graciosos. Por poder ser treinado sem grandes impactos nas articulações, ele é geralmente recomendado para idosos e pessoas em recuperação de lesões. Com a passagem do estilo Chen e Yang para várias pessoas, houve a criação de outros estilos, como o Estilo Wu e o estilo Sun.
Os benefícios variados da prática do Tai Chi Chuan
Independente da versão, o fato é que o Tai Chi proporciona inúmeros benefícios, quer seja para a saúde, elevação espiritual ou defesa pessoa. Proporcionam foco e consciência corporal, aumentam a vitalidade e melhoram a circulação de Tchi. Como alguns outros benefícios, podemos citar também aumento de equilíbrio, melhor facilidade de concentração, alívio do estresse e da ansiedade, melhor flexibilidade, estímulos cerebrais e imunológicos, melhora da tensão muscular, entre outros. Pratique Tai Chi Chuan! Você só colherá benefícios.