Ele é fundamental na absorção de nutrientes e vitaminas.
80% do sistema imune depende do intestino. Produz hormônios que regulam a digestão. O intestino é também um órgão endócrino/metabólico com conexão cerebral responsável pela produção de neurotransmissores, serotonina e dopamina. A microbiota intestinal tem papel fundamental na saúde, na destoxificação, digestão e defesa do corpo.
O que consumimos na nossa dieta, faz a diferença na saúde do intestino, e na saúde geral.
Açúcar refinado na forma de bebidas açucaradas, refrigerantes e sucos industrializados, mas também biscoitos, bolos e doces. Não só o glúten, mas o trigo de um modo geral, leite e derivados, alimentos (com espessantes, acidulantes, conservantes e outros produtos químicos como embutidos e enlatados); cigarro e álcool; para alguns pimentas e condimentos levam à uma inflamação intestinal de baixo grau.
Não me refiro à uma inflamação aguda com sintomas exuberantes, mas uma inflamação subclínica e contínua. Ela libera substâncias que inflamam o corpo levando a dores crônicas e à longo prazo a doenças degenerativas como Parkinson, Alzheimer e Câncer.
Essa inflamação também leva a perda da integridade da mucosa tornando o intestino permeável, o que permite a entrada de contaminantes, e algumas moléculas maiores, que em última análise levam à produção de anticorpos e às doenças autoimunes.
A absorção de nutrientes fica prejudicada, bem como a produção de hormônios e neurotransmissores.
Assim se seu intestino não está saudável, compromete a saúde geral
Como manter um intestino saudável?
Evite estes inflamantes intestinais.
Mantenha seu corpo – e assim seu intestino – hidratado. Beba pelo menos 6 copo de água por dia.
Alimente (ou suplemente) sua microbiota com:
– Pré bioticos: fibras, como inulina e oligo frutose, presentes na cebola, alho, chicória, olho poró e outros talos.
– Alimentos ricos em fibras: frutas, folhas, legumes, raízes
– Probióticos como alimentos fermentados, kefir
Tenha uma dieta com alimentos de verdade, nutritiva e sem contaminantes.
Você pode introduzir na sua dieta um tempero que tem ação anti-inflamatória, como a cúrcuma. Outra prática interessante é introduzir o jejum intermitente.
Adote essas dicas e tenha um intestino, e uma vida mais saudável.